O Acidente Vascular Cerebral, ou AVC, é uma alteração no fluxo sanguíneo do cérebro gerado por um entupimento ou rompimento dos vasos sanguíneos, ocasionando a morte de células nervosas na região cerebral.
Existem dois tipos de acidente vascular cerebral, sendo eles:
AVC Hemorrágico
O AVC Hemorrágico é causado pelo rompimento de uma veia ou artéria, fazendo com que haja um sangramento no local e a formação de um hematoma, isso pode aumentar a pressão intracraniana e causar um inchaço cerebral.
Esse tipo de acidente vascular cerebral é o mais grave, mas também é o menos comum, ocorrendo apenas em 20% dos casos. Dentre suas principais causas, estão:
- Hipertensão arterial;
- Aneurisma cerebral;
- Problemas na coagulação do sangue.
AVC Isquêmico
O segundo tipo de Acidente Vascular Cerebral é mais leve e ocorre com maior frequência em idosos, sendo ocasionado pelo entupimento de uma ou mais artérias ou veias, o entupimento interrompe o fluxo sanguíneo na região cerebral e interfere em funções neurológicas.
As causas principais do AVC Isquêmico são:
- Tromboses;
- Embolias;
- Colesterol alto;
- Diabetes;
- Hipertensão arterial;
- Arteriosclerose;
- Fumo de cigarro.
Dados sobre o AVC
Estima-se que 100 mil mortes sejam decorrentes do Acidente Vascular Cerebral por ano no Brasil, segundo o Ministério da Saúde. O número chama a atenção, mas existe a possibilidade de combater a doença adotando medidas de prevenção básicas.
Alguns fatores que levam ao Acidente Vascular Cerebral não podem ser alterados, como predisposição genética e idade, mas grande parte dos fatores de risco podem sim serem evitados ou tratados, a adoção de hábitos saudáveis ajuda muito no combate de fatores como a obesidade, sedentarismo, alcoolismo, tabagismo, hipertensão arterial, diabetes, colesterol alto e doenças cardíacas.
Sintomas
É importante estar atento a sintomas comuns do acidente vascular cerebral. Eles costumam aparecer rapidamente, podendo ser individualmente ou de maneira combinada, os mais comuns são:
- Perda de força nos membros de um ou de ambos os lados do corpo
- Alteração da sensibilidade ou sensação de formigamento nos membros de um dos lados do corpo;
- Perda súbita de visão em um ou nos dois olhos;
- Dores de cabeças intensas e súbitas;
- Dificuldade para falar;
- Dificuldade de compreender o que outros estão falando;
- Perda repentina do equilíbrio e vertigem;
- Náuseas e vômito.
Ao identificar qualquer um dos sintomas citados, procure uma emergência o mais rápido possível, pois quanto antes for feito o atendimento, menor será o risco de sequelas.
O tratamento depende do grau de gravidade da lesão, mas no geral são: trombólise, anticoagulação, uso de antiagregantes e até mesmo cirurgias.
Eventualmente pode ser necessária a realização de terapias com diferentes profissionais, como fisioterapeutas, fonoaudiólogos, entre outros, para a recuperação e reabilitação total do paciente e das áreas afetadas.
Para uma melhor prevenção é muito importante realizar um check-up geral uma vez por ano e a Clínica Acor oferecer alguns tipos de check-up sendo:
- Check-up Clínico Geral;
- Check-up Cardiológico;
- Check-up Ginecológico;
- Check-up Endocrinológico;
- Check-up Urológico.
Aproveite o momento e agende uma consulta com o Clínico Geral.
Leia também sobre o exame de Mapa e Holter, o que é, quando realizar esses exames e sua finalidade
Fique por dentro desse outro artigo: “Treinar de manhã é melhor para reduzir o risco de AVC e infarto”
Você também