CME: O que é e qual a sua importância para todos nós?
Infecções hospitalares são uma preocupação cotidiana em hospitais e clínicas.
Segundo o Ministério da Saúde, a higienização de instrumentos e utensílios médicos é de extrema importância para evitar a disseminação de fungos, bactérias e vírus, evitando infecções.
Pensando nisso, a Clínica Acor investiu em uma CME – Central de Material e Esterilização própria.
Certificação
Devidamente qualificado pela LTL Serviços, uma empresa com mais de 20 anos de mercado e devidamente homologada pelo Inmetro, esse setor é responsável pelo controle, conservação, esterilização e distribuição dos artigos médicos, como utensílios, por exemplo.
Na CME – Central de Material e Esterilização os procedimentos variam entre: limpeza, preparo da carga de esterilização e do equipamento médico, entre outros.
Esterilização
Para entendermos melhor, esterilização é a total eliminação da vida microbiológica destes materiais. É diferente de limpeza e de assepsia.
Existem várias técnicas de esterilização, porém a técnica mais usada regularmente é a autoclavagem.
Por que ter uma CME na clínica?
Manter um pessoal especializado e um local destinado a isso, acaba sendo uma assistência indireta e muito essencial para que os pacientes estejam seguros e recebam um atendimento adequado e sem riscos.
“Na Clínica Acor o ambiente é moderno, limpo e organizado com o objetivo de zelar pela segurança do nosso paciente”, revelou Edmilson Rosa, diretor da clínica.
Processos que fazem parte do que é CME
Uma CME opera seguindo alguns processos básicos:
Expurgo
É nesse setor que os materiais são recebidos, conferidos, lavados e secados. Nessa etapa do processo todas as sujidades devem ser eliminadas e para isso são utilizados equipamentos automatizados, como lavadoras ultrassônicas.
Preparo do material
O material precisa estar completamente seco e limpo para passar para a etapa seguinte. Caixas, embalagens e bandejas também precisam receber esse tratamento.
Embalagem
Cada material requer um tipo de embalagem específica.
Esterilização
De acordo com o material e em diferentes métodos. Todo material precisa passar pelo monitoramento do processo de esterilização para certificar a eficácia do procedimento. Alguns indicadores são utilizados para verificar a qualidade e a eficácia.
Armazenamento
Que deve ser em local limpo e seco adequado até o momento de ser transportado para os setores. Importante estar atento a data de validade da esterilização.
A tecnologia
Como vimos, o setor da saúde têm exigido diversos cuidados para garantir que os pacientes fiquem seguros e recebam um atendimento de qualidade.
É muito importante que a sua clínica de confiança tenha um CME, mantenha seus profissionais treinados, além de investir em equipamentos que tragam mais proteção a todos.