Uma clinica médica onde você cuida da sua autoestima!!!

A importância dos exames de rotina
Uma mulher adulta fazendo seu exame de rotina

Check-ups são exames de rotina, sem a necessidade de ter ocorrido sintomas ou sinais que levem a solicitação dos mesmos. É usado para designar uma avaliação médica de rotina, os exames vão de acordo com a idade, sexo, histórico pessoal e familiar e o estilo de vida do paciente.

O check-up auxilia na investigação de possíveis doenças e permite o diagnóstico e intervenção precoces, diminuindo o risco de maiores complicações, quando a chance de tratamento e cura são maiores.

Sendo assim, possibilitando diagnosticar doenças já instaladas, mas ainda não manifestadas como colesterol alto, diabetes, hipertensão cujo tratamento terá impacto positivo na saúde e na qualidade de vida do indivíduo. Com a vida corrida dos tempos atuais, muitas pessoas passam anos sem realizar um check-up, o que pode deixar passar sinais que o corpo dá como indicativo de problemas mais sérios.

Com qual frequência deve ser feito um check-up?

A frequência do check-up é definida pelo médico que acompanha cada paciente, pois tudo depende do estado físico de cada indivíduo. Em geral, crianças, adolescentes, gestantes e idosos devem realizar os exames com frequência, é recomendável que seja feito anualmente.

Crianças, adolescentes, gestantes, idosos, todos devem ser submetidos a exames de rotina, mas em situações especiais pode ser exigido com uma frequência maior ainda. 

Como em casos de pacientes com histórico de doenças na família ou que tenham predisposição para certas doenças, afinal, a principal característica do check-up é ser preventivo, visando acompanhar o desenvolvimento da saúde das pessoas. 

Uma mulher gestante está realizando um exame de rotina para ver como sua saúde e de seu bebê está
Imagem: Envato Elements

O que é avaliado em um check-up? Quais são os exames?

Normalmente são feitos exames de urina e fezes, mamografia e exame Papanicolau para as mulheres, avaliação de próstata para os homens, teste de detecção de sífilis, pesquisa de anticorpos anti-HIV e dos vírus da hepatite B e C. Como também é avaliado o sangue através de hemograma e dosagem dos níveis de colesterol total e frações, triglicerídeos, insulina, glicemia, hormônios da tireoide e do fígado. Além da aferição de pressão arterial, verificação de peso e cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) e a função pulmonar normalmente indicada para fumantes. 

O que seria um check-up completo? Quais são os exames?

São exames clínicos, laboratoriais e de imagem, segue uma lista dos mais comuns deles:

  1. Hemograma: Trata-se de um exame de sangue solicitado para avaliar componentes e características das células do sangue, como os glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas; 
  2. Glicemia em jejum: Análise da dosagem do açúcar do sangue, ou seja, avalia o nível da glicose na circulação sanguínea do paciente. 
  3. Colesterol e Triglicerídeos: teste que mede os níveis de gordura no sangue. 
  4. Uréia e Creatina: Avalia a função dos rins. 
  5. TGO (AST) E TGP (ALT): É para avaliar o funcionamento e saúde do fígado. 
  6. TSH E T4 LIVRE: Identifica as alterações hormonais da tireoide, o hipotireoidismo e o hipertireoidismo. 
  7. Ácido úrico: Analisa a dosagem dos níveis de ácido úrico no sangue o que contribui para a análise da função dos rins. 
  8. Exames de urina: Avalia as células e componentes da urina. O exame microscópico da urina permite analisar as células, bactérias e cristais que possam estar presentes na urina e causar doenças. 
  9. Eletrocardiograma: Verifica a saúde do coração através da medição da atividade elétrica. 
  10. Teste ergométrico: Avalia nosso coração durante a atividade física.
  11. Ecocardiograma: É a ultrassonografia do coração, visando analisar o batimento do coração e o fluxo sanguíneo.
Responsável fazendo a distruição da coleta de urina para realização do exame de rotina de um paciente
Imagem: Envato Elements

Em suma, realizar um check-up preventivo pelo menos uma vez por ano é uma prática essencial para preservar nossa saúde e bem-estar. Cuidar de nós mesmos é um investimento valioso, pois nos permite detectar precocemente possíveis problemas de saúde, tratá-los antes que se tornem mais graves e, assim, aumentar as chances de recuperação completa.

Além disso, a prevenção nos permite adotar hábitos saudáveis e fazer ajustes em nosso estilo de vida, garantindo uma qualidade de vida melhor a longo prazo.

Lembre-se: seu corpo é o seu bem mais valioso, e dedicar um tempo para cuidar dele é a melhor forma de garantir mais qualidade de vida. Não adie mais, agende seu check-up preventivo hoje mesmo e invista na sua saúde!

Leia também: “Clínica Acor: Conheça nossa localidade“
https://clinicaacor.com.br/conheca-a-localizacao-da-clinica-acor/

Mais Artigos de saúde

Últimos Artigos