DOPPLER DE MEMBROS INFERIORES

O que é, quem solicita, qual a finalidade?

Leia também sobre Escleroterapia e Cirurgia Vascular.

O que é o exame Doppler de membros inferiores?

É um exame não invasivo que utiliza as técnicas de ultrassonografia e o Doppler colorido para avaliar a anatomia e o fluxo sanguíneo das veias do membro inferior.

Esse exame permite ao médico observar o aumento ou diminuição da vascularização, além da velocidade e direção do sangue nos vasos sanguíneos da região examinada, identificando a presença de trombos e o mapeamento de varizes.

Como é o exame Doppler das pernas?

A ultrassonografia Doppler usa ondas sonoras de alta frequência para medir a quantidade de fluxo sanguíneo nas artérias e veias, geralmente aquelas que fornecem sangue aos braços e pernas.

Quando realizar o exame Doppler arterial ou venoso?

Os pacientes com sinais e sintomas compatíveis com doença venosa crônica devem ser submetidos a Doppler venoso de mapeamento, para confirmar e esclarecer o mecanismo da insuficiência.

E qual a função desse exame?

Com este exame, é possível estudar uma série de condições capazes de afetar a circulação sanguínea do paciente, como malformações, oclusões (entupimentos), a qualidade das paredes das veias e também a função das válvulas presentes nas veias.

O exame é acessível, indolor, não invasivo e o paciente não é submetido a radiação durante sua realização.

É importante saber que diversas doenças vasculares podem ser detectadas ou confirmadas pelo exame de Doppler vascular, tanto arteriais quanto venosas.

Se quiser saber mais sobre Cirurgia Vascular, clique AQUI.

A Clínica Acor conta com médico vascular para você ser atendido numa clínica completa.

Leia também sobre Escleroterapia e Cirurgia Vascular.