Alergologista
Atualmente, entre as alergias mais comuns, estão as respiratórias, as alimentares e a dermatite atópica. Mas, sejam elas associadas aos alimentos, medicamentos, à poeira ou qualquer outro alérgeno presente no meio ambiente, as alergias são um grande incômodo, pois atrapalham o dia a dia e prejudicam a qualidade de vida.

O que é alergologia?

A alergologia é a área da medicina que visa diagnosticar e tratar doenças alérgicas e o médico alergologista (ou alergista como muitos dizem) tem essa missão.

Atualmente, entre as alergias mais comuns, estão as respiratórias, as alimentares e a dermatite atópica. Mas, sejam elas associadas aos alimentos, medicamentos, à poeira ou qualquer outro alérgeno presente no meio ambiente, as alergias são um grande incômodo, pois atrapalham o dia a dia e prejudicam a qualidade de vida.

Pra entender melhor, na alergologia, são tratadas as alergias que afetam todo o organismo, causando sintomas na pele, nos olhos e em todo o organismo, podendo ter origens diversas.

Quando procurar um médico alergologista?

Quando o paciente apresenta sintomas de uma condição alérgica, ou experimentou um alimento e ele lhe causou alguma reação, está com coceira recorrente na pele, com tosse e falta de ar, deve saber que esses são alguns exemplos de situações que demandam uma consulta com o médico alergologista.

Como é a consulta médica?

Em uma consulta com esse médico, os pacientes passam por um exame clínico e também relatam histórico de alergias na família, como é a alimentação da residência, se faz uso de algum medicamento e quadros de saúde anteriores.

Além disso, o médico pode realizar um exame rápido para detectar se há alergia a alguma substância.

Quais são as doenças alérgicas mais comuns?

As doenças alérgicas podem ser agrupadas de acordo com a localização ou com os mecanismos que são atacados.

As principais classificações incluem os seguintes grupos:

• Alimentares: Certos alimentos podem desencadear alergias, dependendo do organismo dos indivíduos. As manifestações alérgicas de cunho alimentar resultam em vômitos, diarreias, manchas pelo corpo e reações mais graves, como o choque anafilático, que pode levar ao óbito;

• Oculares: As doenças alérgicas também podem ser oculares, como é o caso da conjuntivite alérgica que pode causar diversos problemas na visão e provocar irritação, coceira, vermelhidão extrema e lacrimejamento;

• Pele: Esse grupo de alergia pode ter diferentes fatores desencadeantes, que incluem o uso de perfumes e cremes e as picadas de insetos – os sintomas mais comuns são as lesões na pele e a coceira;

• Respiratórias: As alergias respiratórias costumam ocorrer devido a uma hipersensibilidade a diferentes fatores, como ácaros, poeira, mudanças climáticas e pelos de animais. Elas provocam coceira na garganta e no nariz, espirros e coriza constantes, tosse e dificuldade para respirar.

Qual a diferença entre alergologia e imunologia?

Normalmente, a alergologia é associada à imunologia, formando a especialidade médica da alergologia e imunologia, que visa tratar do sistema imunológico do corpo humano.

A imunologia também pode englobar doenças autoimunes e imunodeficiências que podem acometer um paciente. Essa associação acontece porque, muitas vezes, as alergias e os sintomas que alguém apresenta podem decorrer de uma reação ocasionada pelo próprio sistema imunológico da pessoa.

Teste de alergia: o que é, quando fazer e como é feito?

O teste de alergia é um tipo de exame indicado para identificar se a pessoa tem algum tipo de alergia de pele, respiratória, alimentar ou medicamentosa, por exemplo, e, assim, indicar o tratamento mais adequado de acordo com a frequência e intensidade dos sintomas.

O teste de alergia é normalmente recomendado pelo alergologista quando a pessoa apresenta coceira, inchaço ou vermelhidão na pele, podendo ser feito através da aplicação da substância potencialmente alergênica no antebraço ou nas costas, ou por meio da ingestão de um determinado alimento, caso esteja sendo investigada a alergia alimentar.

Esse exame é feito no próprio consultório médico e é indicado evitar o uso de cremes antes do exame e o uso de medicamentos anti-histamínicos, já que pode interferir no resultado do exame.

O que é o Teste de Contato?

O teste de alergia nas costas, ou patch test denominado como teste epicutâneo é a forma de identificar e ter o diagnóstico da dermatite de contato.

É um adesivo com as substâncias a serem testadas que é colado nas costas do paciente e retirado após 2 dias.

É indicado para pacientes com reações tardias, por isso, o resultado não é imediato.  É indicado para verificar substâncias que, em contato com a pele, causam reações.

O teste de contato com a bateria padrão possui 30 substâncias, por exemplo níquel, couro, tintas, plástico, cimento, borracha, produtos de limpeza, além de alguns medicamentos como anestésicos locais.

Quais são as indicações para o Teste de Contato?

• Pacientes em que a suspeita seja eczema de contato;

• Casos de eczema de contato relacionados ao trabalho;

• Eczemas crônicos não controlados com os medicamentos tópicos comumente utilizados.

Pode ocorrer alguma reação alérgica local. O teste de contato reproduz a doença em miniatura, ou seja, coceira, vermelhidão e pequenas bolhas podem aparecer no local da substância que você é alérgico.

A Clínica Acor possui médico alergologista para auxiliar você no diagnóstico e tratamento de alergias.

Agende uma consulta!