Uma clinica médica onde você cuida da sua autoestima!!!

Câncer de Pele: o que você precisa saber e como se prevenir.
DOR Cancer De Pele

Todos já ouvimos aquela costumeira recomendação médica de fazer um check-up anual para manter a saúde em dia. No entanto, mesmo aqueles que seguem à risca os chamados exames de rotina raramente incluem visitas periódicas ao dermatologista, um erro grave principalmente quando falamos da prevenção ao Câncer de Pele.

De forma simplificada, o Câncer de Pele surge a partir do crescimento atípico das células que compõem a pele somado à exposição prolongada e repetida ao sol. Com o tempo, essas células formam diferentes camadas, e a forma como elas são afetadas é o que define os diferentes tipos de câncer.

Assim como muitas doenças, a melhor forma de prevenir o Câncer de Pele é identificar o problema de forma precoce para que o tratamento se inicie o quanto antes. Ainda assim, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), do Ministério da Saúde, esse segue sendo o carcinoma mais frequente no Brasil e no mundo, representando 27% dos tumores malignos diagnosticados no País. Por isso, nós da Clínica Acor listamos alguns pontos sobre o assunto para você se manter informado e se prevenir da melhor maneira.

Quem está mais suscetível a desenvolver Câncer de Pele?

Quando falamos de doenças, é sempre importante considerar histórico familiar e condições pré-existentes que possam agravar ou facilitar o desenvolvimento de sintomas.

No assunto Câncer de Pele, indivíduos que possuem casos na família ou problemas de pele precisam prestar mais atenção aos sinais e manter uma agenda regrada de visitas ao dermatologista. 

Outros fatores que podem facilitar e até agravar o surgimento da doença são: ter pele e/ou olhos claros, ser albino, ter vitiligo, possuir baixa imunidade ou ser portador de doenças que afetem o sistema imunológico, como o HIV, e fazer uso de medicamentos imunossupressores. Apesar disso, quem não tem essas características também não pode baixar a guarda, uma vez que o Câncer de Pele é causado pelos efeitos danosos dos raios UV principalmente durante a infância e a adolescência, quando a pele ainda é mais sensível à radiação.

Quais são os sinais de que posso ter Câncer de Pele?

O diagnóstico do Câncer de Pele só pode ser indicado por um profissional da saúde, geralmente um dermatologista. Mas, de forma genérica, a doença pode ser pré-identificada em casa a partir da observação incomum de manchas na pele que coçam, ardem, descamam ou sangram, e também em caso de feridas que não cicatrizam no período de um mês sem motivo aparente.

Nesses casos, os sintomas podem indicar o Câncer de Pele do tipo não melanoma, que é encontrado de forma mais comum em regiões do corpo que sejam expostas ao sol com mais frequência, como rosto, pescoço e orelhas. Outra forma da doença é o melanoma que, apesar de mais raro, é bastante agressivo e pode levar à morte. Nesse caso, os sinais podem aparecer tanto na pele quanto nas mucosas, como olhos e boca, no formato de manchas, pintas ou outros sinais que possuem formato assimétrico, bordas irregulares, mais de uma cor e mudam de tamanho rapidamente.

Em que idade é preciso ter maior atenção aos sintomas?

Apesar de os casos de Câncer de Pele serem mais comuns após os 40 anos de idade, é preciso se prevenir ao longo de toda a vida – isso porque, mesmo que a taxa de crianças diagnosticadas com a doença seja de 1% a 3%, é na infância que a pele está mais suscetível a mutações a partir da exposição solar imprudente, cujos efeitos podem se manifestar de forma tardia.

Como posso me prevenir?

A prevenção ao Câncer de Pele é fácil de ser realizada e envolve cuidados básicos como evitar exposição solar em excesso entre às 10h e às 16h, manter a pele limpa e fazer uso de filtros solares com FPS de, no mínimo, 30, com reaplicação a cada duas horas.

Além disso, buscar o abrigo de lugares com sombra e usar bonés, chapéus de abas largas, óculos escuros com proteção UV e sombrinhas também são formas de cuidados rotineiros.

Durante viagens à praia ou passeios no clube, é importante fazer uso de guarda-sol ou barracas sem esquecer o protetor solar, que deve ser reaplicado após cada mergulho ou grande transpiração mesmo em caso de produtos à prova d’água.

Para brincadeiras e esportes aquáticos, também é possível se prevenir utilizando roupas com proteção UV.

Vale lembrar que, em dias nublados, os cuidados não podem ser deixados de lado. Além disso, o uso frequente de filtro solar próprio para os lábios também é indicado. Tatuagens podem acabar escondendo lesões e outros sinais do Câncer de Pele; por isso, merecem o dobro de atenção. No caso de pintas e manchas “de nascença”, os cuidados também precisam ser redobrados. Ao menor sinal de alteração, deve-se procurar um especialista o quanto antes.

Mesmo com todos esses cuidados, é importante colocar em sua rotina de prevenção visitas regulares ao dermatologista. As consultas devem ser, pelo menos, anuais, sendo que duas vezes ao ano é o ideal.

Caso alterações na pele surjam após o atendimento e a realização dos exames, é importante marcar um novo encontro o mais rápido possível, e não aguardar até a próxima consulta prevista.

A Clínica Acor possui em sua equipe médica, dermatologistas que podem diagnosticar e tratar qualquer tipo de doença de pele.

O importante é ficar atento ao menor sinal de alteração na pele.

Se quiser agendar uma consulta, clique no botão abaixo.

Aproveite e saiba mais sobre Exérese, um procedimento reparador e cirúrgico de remoção de uma lesão (pintas, verrugas, etc.) que normalmente podem evoluir para um Câncer de Pele.

Mais Artigos de saúde

Últimos Artigos