O coração é um órgão vital para o corpo humano. Ele bombeia o sangue oxigenado para todas as extremidades da estrutura física distribuindo oxigênio e nutrientes para os tecidos e retira as toxinas (como o dióxido de carbono) do organismo. Esse membro tão importante a vida, muitas vezes é deixado de lado sem os devidos cuidados e atenção. E isso pode acarretar sérios problemas à saúde do coração.
O estresse do dia a dia, o consumo excessivo de sal, assim como o cigarro e o álcool são vilões conhecidos no combate às doenças cardiovasculares, no entanto, o que muitas pessoas esquecem ou não sabem é que a falta de acompanhamento médico e o check-up anual do coração também pode contribuir para o agravamento das doenças cardíacas. Isso porque muitas dessas patologias são assintomáticas e silenciosas, só demonstrando sinais quando o problema já evolui para uma parada cardíaca, por exemplo.
Para evitar surpresas desagradáveis, nos da Clínica Acor, recomendamos manter as consultas com o cardiologista em dia, assim como os exames que avaliam a saúde do coração. A seguir, te explicamos melhor os perigos das doenças do coração e como funciona o check-up que monitora o desempenho do seu coração.
As doenças que atingem o coração
Quando falamos em doenças do coração, podemos ter as patologias que se caracterizam por estreitar ou bloquear os vasos sanguíneos, o que pode levar a um ataque cardíaco ou AVC ou aquelas que afetam o músculo e o ritmo cardíaco, como a insuficiência cardíaca. Contudo, algumas dessas doenças podem ser silenciosas e até mesmo assintomáticas. Um bom exemplo é o caso de alguns pacientes com hipertensão (a popularmente conhecida pressão alta) que, apresentam níveis elevados de pressão, mas não sentem os sintomas típicos – que são a dor de cabeça, tontura e ânsia de vômito – dessa elevação.
Outro exemplo que merece destaque é a doença aterosclerótica, que são placas de gordura calcificadas e não calcificadas que se formam nas paredes dos vasos sanguíneos. Elas podem acompanhar um indivíduo por toda a vida e não provocar nenhum sintoma. Mas, em um determinado dia, uma dessas placas pode se romper e causar um AVC. Não tendo os sintomas, muitas pessoas acreditam estar tudo bem com a saúde e acabam não procurando um médico. No entanto, muitos pacientes acabam descobrindo um problema no coração logo após sofrer uma parada cardíaca ou a doença já está em um estado avançado.
Os benefícios do check-up cardiológico
O check-up cardiológico irá monitorar o funcionamento do coração. Essa avaliação pode detectar problemas precocemente, mesmo que ainda não haja nenhum sintoma aparente de alguma doença.
Descobrir previamente um distúrbio cardíaco possibilita um acompanhamento precoce do caso, dando a chance do paciente tratar com mais facilidade, o que acarretará em uma melhor qualidade de vida e menores problemas no futuro. Com o check-up em dia, é possível prevenir a maior parte dos problemas causados pelas doenças cardíacas, como infarto, arritmias, angina e cardiomiopatias, AVC entre outras.
Quais os exames que são feitos no check-up cardiológico
Em primeiro lugar, é importante destacar que cada caso é um caso, e cada paciente pode precisar de um tipo de acompanhamento específico ou exame apropriado. Mas de forma geral, o check-up se inicia por uma consulta com o cardiologista que irá conhecer melhor o histórico pessoal e familiar do paciente. O médico ainda pode realizar exames clínicos, como aferir a pressão arterial e medir a circunferência do paciente.
Após a consulta, o cardiologista pode solicitar exames complementares para avaliar melhor o paciente. Entre as análises podem estar: testes de laboratório (como o hemograma), eletrocardiograma, teste ergométrico, ecocardiograma, MAPA e Holter 24 horas.
Quando fazer o check-up cardiológico
A partir dos 35 anos, o check-up anual deve ser feito por homens e mulheres. Para quem tem 50 anos ou mais, o recomendado é fazer os exames preventivos duas vezes ao ano. A prevenção é a melhor forma de manter o coração saudável e descobrir as doenças antes que estejam em estado avançado.
Na capital paulista, um check-up cardiológico com ecocardiograma, eletrocardiograma e mais de 10 exames laboratoriais, incluindo uma consulta com cardiologista tem o valor médio de R$ 800,00.
Realizar o seu check-up cardiológico com a Clínica Acor. Clique no botão abaixo e agende o seu.
Leia também: “O exame MAPA pode prevenir AVC e infarto”
Para saber mais sobre a Cardiologia na Clínica Acor clique aqui!