Check-up dermatológico: por que você precisa fazer o seu? A dermatologia é a área da medicina que trata da pele, cabelos, unhas e mucosas. Contudo, muitas vezes, uma consulta com o dermatologista é associada apenas a estética e vaidade, deixando de lado a importância que a especialidade tem no combate às doenças de pele, cabelos e unhas.
Muitos pacientes deixam para marcar uma consulta com o dermatologista só quando percebem que a pele já não tem a mesma elasticidade de antes ou quando uma pinta apresenta um aspecto diferente. No entanto, o dermatologista é um médico que precisa ser visitado com uma certa frequência para a realização de um check up da pele.
– Por que você deve fazer um check-up dermatológico?
A pele é o maior órgão do corpo humano e assim como todos os outros órgãos, ela também pode apresentar problemas ao longo do tempo e ter doenças que, a princípio não parecem nada, mas que depois podem se tornar grandes inimigos.
Esse é o caso do câncer de pele que costuma se iniciar com uma pinta pequena e com o tempo cresce, coça, muda de cor e pode até mesmo sangrar. Todavia o câncer de pele tem uma taxa de 90% de cura quando descoberto no início. Por isso a importância de monitorar as pintas que aparecem na pele.
– Quais exames são feitos no check-up dermatológico?
No check up o dermatologista irá em primeiro lugar entender o histórico do paciente, e quais são as queixas e sintomas. No caso de pintas e manchas na pele, o médico pode realizar exames clínicos com o auxílio do dermatoscópio (uma lente de aumento de até 400 vezes) para observar melhor a lesão.
Caso reste dúvidas, o médico pode pedir procedimentos complementares como biópsia, raspagem, luz de Wood e o citodiagnóstico de Tzanck. O dermatologista ainda pode tratar as doenças sexualmente transmissíveis e verificar os casos de queda ou falhas nos cabelos. Também é o profissional que cuida das infecções de unha como a micose.
– Quando ir ao dermatologista?
Não existe uma idade específica para começar a fazer o check up anual de pele. Cada caso é um caso e podemos encontrar no dermatologista desde crianças até mesmo idosos. É importante destacar que caso você tenha um histórico de câncer de pele na família ou seja uma pessoa que em determinado momento da vida tomou muito sol sem as devidas proteções é importante começar o acompanhamento médico o quanto antes.
Caso já tenha manchas ou pintas na pele, agende sua consulta com o dermatologista para verificar essas lesões. Se as manchas forem de tamanho irregular, crescerem, mudarem de cor ou sangram, procure um dermatologista o quanto antes.
– Cuidados com a pele
Além do acompanhamento dermatológico, tem alguns que devem ser feitos para evitar as doenças de pele.
- Usar protetor solar diariamente com fator mínimo de proteção solar 30, mesmo para ficar em casa.
- Evitar exposição prolongada ao sol entre as 10h até as 16h.
- Usar proteção adequada, como bonés, chapéus, óculos escuros com proteção UV.
- Se tiver que se expor ao sol, procure lugares com sombra.
- O protetor solar precisa ser aplicado à pele cerca de 30 minutos antes de se expor ao sol. Deve ser reaplicado a cada duas ou três horas.
- Usar filtro solar próprio para os lábios.
- Em dias nublados, o protetor solar também deve ser usado.
- Tatuagens merecem atenção especial, uma vez que podem esconder lesões.
Para saber mais sobre a Dermatologia na Clínica Acor clique aqui!