Check-up ginecológico: Descubra como é importante para a saúde da mulher!

Check-up ginecológico: Descubra como é importante para a saúde da mulher!

Você sabia que um check-up ginecológico é mandatório para todas as mulheres acima dos 40 anos? E sabemos que, talvez, a correria do dia a dia e as milhares de funções que a mulher moderna desempenha podem atrapalhar os cuidados com a saúde íntima. É por isso que selecionamos as principais questões sobre como funcionam as consultas e qual deve ser a periodicidade dos exames.

Somos a ACOR, uma clínica com a missão de humanizar a medicina e torná-la acessível e facilitada para todos, e vamos explicar tudo sobre o check-up ginecológico!

Check up ginecológico

O que é um check-up ginecológico?

O check-up ginecológico é uma espécie de bateria de exames feitos para garantir a saúde e o bem-estar da mulher. Com esses exames é possível diagnosticar uma série de doenças, como, por exemplo, lesões, cistos, nódulos e até tumores. 

Algumas mulheres sofrem no dia a dia com dores indesejáveis, além de sangramentos, corrimentos, dores pélvicas e outras que podem ter as causas descobertas graças ao check-up ginecológico.

Quais exames são feitos em um check-up ginecológico?

Alguns fatores influenciam na lista de exames que devem ser realizados em um check-up ginecológico. Fatores estes como idade, histórico e condição da mulher, além da análise da atividade sexual, ciclo menstrual e alguns outros que irão determinar quais serão os exames. Conheça alguns dos principais exames:

Ultrassonografia pélvica

Esse exame de imagem pode detectar doenças como a endometriose e a síndrome dos ovários policísticos a partir de um transdutor que é colocado na barriga ou dentro da vagina (ultrassom transvaginal).

Papanicolau

Talvez o mais popular entre as mulheres, esse exame consiste em uma pequena raspagem do útero, em que as células coletadas são analisadas em laboratórios a fim de investigar anomalias na vagina ou no útero que podem resultar em câncer e outros problemas.

Rastreamento infeccioso

O mais simples de todos. É um exame de sangue em que é possível investigar a presença de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), HIV, candidíase e diversas outras.

Colposcopia

É feito a partir de uma substância aplicada na região vaginal que permite uma melhor visualização dos tecidos do útero e vagina, possibilitando a investigação de tumores e outros problemas.

Histerossalpingografia

Apesar do nome complicado, o exame não passa de um raio-x com contraste que permite uma melhor visualização das trompas e do colo do útero. O exame é indicado para suspeitas de infertilidade e infecções.

Densitometria óssea

É uma espécie de raio-x ainda mais moderno, usado para medir a densidade mineral dos ossos. Recomenda-se esse exame para o diagnóstico precoce de osteopenia (perda da massa óssea) e da osteoporose. 

Mamografia

Sua indicação pode variar a depender do histórico familiar da mulher. O exame de imagem é usado para detectar anomalias na mama, que podem indicar a formação de tumores. Esse tipo de exame é o aliado para um tratamento precoce para o câncer de mama e é de extrema importância para a mulher.

Outros exames que um check-up ginecológico pode ter são:

  • Ecocardiograma;
  • Fezes e urina;
  • Testes de glicemia;
  • Colesterol total;
  • Outros…

De quanto em quanto tempo a mulher deve procurar um médico ginecologista?

Para a grande maioria das mulheres, ir ao menos uma vez ao ano em uma consulta ginecológica é o suficiente, claro que se em seguida a paciente realizar o check-up ginecológico, afinal, não vale só consultar o médico e não investigar o corpo. 

Por outro lado, algumas mulheres com problemas hormonais, desejo de gestação e outras situações específicas, é recomendado a visita ao ginecologista cerca de três vezes ao ano.

Qual a importância do check-up ginecológico para a mulher?

A importância do check-up ginecológico vai desde a detecção de pequenos problemas até a descoberta precoce de tumores, o que pode facilitar, e muito, o tratamento e recuperação completa. 

Sabemos que a vida da mulher é cheia de desafios e não podemos deixar que problemas relacionados à saúde sejam um impeditivo de seu bem estar. 

Como agendar um Check-Up ginecológico na Clínica Acor?

A Clínica Acor é uma ótima opção para realizar check-up ginecológico em São Paulo e conta com um sistema super facilitado para agendamento de consultas. É só visitar nosso site e clicar nos botões de WhatsApp ou telefone para falar com um de nossos colaboradores e agendar o seu check-up. Se preferir pode clicar no botão abaixo também.

Nascida com o intuito de fazer diferença no segmento de medicina humanizada, a Clínica Acor conta com uma gama gigantesca de especialistas, atende diversos convênios e também possui condições facilitadas para o pagamento de consultas particulares.

Mais Artigos de saúde

Últimos Artigos

Quando procurar um Clínico Geral?

Quando procurar um Clínico Geral?

Quando procurar um Clínico Geral? Como a busca pelo profissional traz benefícios e previne problemas graves? O Clínico Geral costuma ser o primeiro profissional a acompanhar de perto um paciente. Trata-se de médico com domínio sobre o corpo humano como um todo,...

ler mais
Conheça o exame Holter

Conheça o exame Holter

Um pouco sobre o exame com Holter 24 horas. Manter a saúde em dia e realizar o acompanhamento periódico através de consultas regulares no médico cardiologista e exames de check-up permite o diagnóstico precoce de doenças e a identificação de fatores de risco. Por isso...

ler mais
O exame MAPA pode prevenir AVC e infarto

O exame MAPA pode prevenir AVC e infarto

MAPA - Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial Você que acompanha a Clínica Acor já deve saber que a hipertensão é uma doença silenciosa e a maioria das pessoas passa anos com níveis elevados de pressão sem saber. Por isso, hoje vamos falar de um exame muito...

ler mais