Doença Cardíaca: sintomas, exames e prevenção.

Doença Cardíaca; o que é?

Doença Cardíaca: sintomas, exames e prevenção. Doença cardíaca é um termo geral para determinar diversas condições médicas que podem afetar um ou mais componentes do coração que é um órgão muscular localizado entre os pulmões em uma cavidade conhecida como mediastino, com grande importância devido a bombear o sangue através da rede de artérias e veias chamada sistema cardiovascular. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) são 18 milhões de vítimas por ano.

Principais doenças;

As condições médicas são as seguinte acidente vascular cerebral (AVC), arritmia, infarto, insuficiência cardíaca e angina instável e estável, artrose, aterosclerose (doença cardíaca coronária), arterioesclerose, cardiomiopatia, cardiopatia congênita, doença arterial periférica, endocardite, estenose mitral, estenose pulmonar, fibrilação atrial, hipertensão, hipotensão, insuficiência cardíaca, pericardite, prolapso da válvula mitral, sopro no coração, taquicardia ventricular, tumor cardíaco.

Causas e sintomas;

Normalmente a causa de uma doença cardíaca é um conjunto de fatores não saudáveis como sedentarismo, o uso excessivo de sal que pode levar a hipertensão, o tabagismo e a obesidade, ambos elevam o risco de AVC em pessoas com hipertensão.

Os sintomas mais comuns e que podem ser identificados facilmente são dor no peito, inchaço nas pernas, suor frio, enjôo, palpitações, tonturas, desmaios, tosse seca e persistente.

Prevenção e exames;

É essencial que mesmo sem sinais se realize exames preventivos regularmente, os exames rotineiros são glicemia de jejum, hemoglobina glicada, hemograma completo, creatinina, ureia, potássio e sódio, triglicérides, colesterol total e frações, TSH – hormônio tireoestimulante, T4 livre, urina tipo 1, eletrocardiograma, ecocardiograma e teste ergométrico ou de esforço.

Como também manter hábitos saudáveis, cuidar da própria saúde através de alimentações ricas em frutas, verduras e legumes, abandonar o sedentarismo, ter noites de sono regulares, evitar o tabagismo, a cafeína e o consumo excessivo de álcool e principalmente ficar atento a sintomas e realizar check-up e exames de rotina.

Assim, é de extrema importância dar atenção a sua saúde, visando uma boa qualidade de vida para que tanto o homem quanto a mulher possam ter uma tranquila longevidade e desfrutar o máximo da vida por inteiro.

Para saber mais sobre a Cardiologia na Clínica Acor clique aqui!