O que é a Psiquiatria?
Psiquiatria é uma das especialidades da Medicina, e o médico psiquiatra basicamente é o responsável pelo diagnóstico e tratamento dos chamados Transtornos Mentais e de Comportamento, atuando com a prevenção, o diagnóstico, o tratamento e a reabilitação dos diferentes modos de manifestações das doenças mentais em geral.
O maior objetivo é que o paciente possa ter um bem-estar psíquico que o permita ter uma melhor qualidade de vida.
Quando o paciente necessita de um psiquiatra?
O paciente deve procurar por um médico psiquiatra sempre que se sentir frustrado ou ter níveis de tolerância abaixo do normal, podem ser sintomas de transtornos do humor.
Também por problemas para dormir e quando a insônia se torna constante, as atividades mais simples do dia a dia são prejudicadas.
O que falar na primeira consulta com o médico psiquiatra?
É normal que na primeira consulta o psiquiatra pergunte o motivo que levou você até ali, além disso, ele também precisa saber um pouco sobre a sua história, se tem algum histórico de distúrbio mental na família e como está se sentindo.
A psiquiatria costuma chegar a um diagnóstico médico por meio do diálogo, de exames e testes clínicos e neurológicos, como, por exemplo, os exames de imagem e a avaliação do histórico médico do paciente, que informam ao médico psiquiatra os tipos de desequilíbrio que um paciente possa ter, para que ele realize um tratamento efetivo e correto.
Qual a diferença entre um psiquiatra e um psicólogo?
Se você quer entender melhor quando procurar um psiquiatra, precisa compreender bem como esse profissional atua.
O psiquiatra é um profissional graduado em medicina e com residência em psiquiatria. É responsável por diagnosticar e tratar todas as questões de ordem mental, como dependência química, depressão e ansiedade, por exemplo.
É importante ressaltar que somente com esse tipo de especialista pode prescrever medicamentos.
Já o psicólogo é um profissional com graduação em psicologia, cuja habilitação permite que ele atue em problemas de ordem psicológica ou comportamental por meio de técnicas como sessões de psicoterapia.
Para garantir um pleno atendimento de suas necessidades e melhores resultados no tratamento, o ideal é que os dois profissionais atuem em conjunto.
Conheça 3 transtornos mentais mais comuns
Os transtornos mentais são definidos como uma alteração de tipo intelectual, emocional e/ou comportamental, que pode dificultar a interação da pessoa no meio em que cresce e se desenvolve.
Existem diversos tipos de transtornos mentais, que são classificados em tipos, e alguns dos mais comuns incluem aqueles relacionados à ansiedade, depressão, alimentação, personalidade ou movimentos, por exemplo.
1. Ansiedade
Os transtornos de ansiedade são muito comuns, presentes em cerca de 1 a cada 4 pessoas que vão ao médico. Eles são caracterizados por uma sensação de desconforto, tensão, medo ou mau pressentimento, que são muito desagradáveis e costumam ser provocados pela antecipação de um perigo ou algo desconhecido.
As formas mais comuns de ansiedade são a ansiedade generalizada, a síndrome do pânico e as fobias, e são muito prejudiciais tanto por afetar a vida social e emocional da pessoa, como por provocar sintomas desconfortáveis, como palpitação, suor frio, tremores, falta de ar, sensação de sufocamento, formigamentos ou calafrios, por exemplo, e pelo maior risco de desenvolver depressão ou vícios pelo álcool e medicamentos.
2. Depressão
A depressão é definida como o estado de humor deprimido que persiste por mais de 2 semanas, com tristeza e perda do interesse ou do prazer nas atividades, podendo ser acompanhada de sinais e sintomas como irritabilidade, insônia ou excesso de sono, apatia, emagrecimento ou ganho de peso, falta de energia ou dificuldade para se concentrar, por exemplo.
3. Esquizofrenia
A esquizofrenia é o principal transtorno psicótico, caracterizado como uma síndrome que provoca distúrbios da linguagem, pensamento, percepção, atividade social, afeto e vontade.
Este transtorno é mais comum em jovens, no final da adolescência, mas pode surgir em outras idades, e alguns dos sinais e sintomas mais comuns são alucinações, alterações do comportamento, delírios, pensamento desorganizado, alterações do movimento ou afeto superficial, por exemplo.
Se você gostou de entender melhor quando procurar um psiquiatra, se você quer cuidar da sua saúde mental e investir em seu bem-estar e qualidade de vida, agende uma consulta agora mesmo com um dos nossos médicos psiquiatra.
A Clínica Acor está aqui para ajudá-lo!