Urologista
A Urologia é a especialidade que compreende os cuidados com o aparelho urológico, e é provavelmente a especialidade médica com a mais ampla área de atuação, envolvendo o tratamento de pacientes de ambos sexos e de qualquer idade, desde fetos até idosos.
Médico Urologista
O médico urologista tem a capacidade de tratar clinicamente ou cirurgicamente as doenças que afetam qualquer órgão do sistema gênito-urinário masculino ou feminino, como litíase renal (pedra nos rins ou cálculo renal) e incontinência urinária. No caso dos homens, a especialidade ainda se estende no trato do pênis, da próstata, e da bolsa escrotal.
Resumindo, o médico urologista trabalha na prevenção de doenças, realização de diagnósticos e cirurgias envolvendo os principais órgãos abaixo e suas doenças.
São elas:
- Escroto – Torção de testículo, orquite, orquiepidimite, varicocele, hidrocele, tumores benignos, câncer, infertilidade, criptorquidia, testículos ectópicos, disgenesia gonadal.
- Pênis – Fimose, parafimose, condiloma (infecção por HPV), doenças venéreas DST’s), impotência, doença de Peyronie (“pênis torto”), balano-postites (inflamações), câncer de pênis, pênis embutido, micropênis, mal-formações, trauma.
- Uretra – Estenose de uretra, uretrite, válvulas de uretra, cálculo de uretra, divertículo de uretra, câncer de uretra, trauma.
- Bexiga – Cistites (diversos tipos), câncer de bexiga, bexiga neurogênica, bexiga hiperativa, incontinência urinária, cálculos de bexiga, mal-formações (extrofia vesical), divertículos de bexiga, bexiga contraída, trauma.
- Ureter – Cálculo de ureter, estenose de ureter, refluxo vesico-ureteral, câncer de ureter, duplicidade de ureter, mal-
formações, megaureter. - Rins – Cálculo renal, infecções, mal-formações, câncer de rim, tumores benignos, cistos, estenose de JUP, insuficiência renal (transplante renal), trauma renal.
- Adrenais (glândulas supra-renais) – Tumores benignos, câncer, infecções.
- Próstata – Hiperplasia prostática benigna, prostatite, câncer de próstata.
Não deixe de visitar um profissional ao observar qualquer sinal de sangue na urina, dor ao urinar, mudanças na frequência em que vai ao banheiro e no fluxo da urina, perda involuntária de urina, infecções urinárias frequentes, alterações palpáveis no abdômen ou na região renal, ou quando sentir dor na região lombar-abdominal e virilha.
E ainda nos homens, quando houver disfunção erétil, detecção de nódulos no testículo ou mesmo dor na região.
Vale observar que homens a partir de 40 anos têm um compromisso anual com um médico para realizar exames de próstata, mesmo que não apresentem sintomas aparentes de doenças.
O Instituto Nacional de Câncer alerta que 75% dos casos de câncer de próstata no mundo, por exemplo, ocorrem a partir dos 65 anos. A enfermidade tem se tornado comum na terceira idade por falta de checkups regulares.
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens.