ESCLEROTERAPIA

O que é, quem solicita, qual a finalidade?

O que é escleroterapia?

A escleroterapia é um procedimento indicado para tratar de varizes e vasinho nas pernas, sem a necessidade de realizar cirurgias e procedimentos mais invasivos e serve para fins estéticos ou quando representa risco para a saúde do paciente.

No procedimento se injeta uma medicação (esclerosante) nas varicoses ou varizes que estimula o organismo do paciente a fibrosá-las (“secá-las”).

A resposta do tratamento não é imediata e normalmente é realizado em algumas sessões, dependendo da condição clínica de cada paciente.

As vantagens desse tratamento

Só o fato da não necessidade de realizar cirurgias já é uma grande vantagem.

Quantas sessões de escleroterapia são necessárias? 

A quantidade de sessões está relacionada com a quantidade de vasinhos, pois isso depende de cada paciente, sendo que os intervalos devem ser em média de 10 dias, mas varia bastante de acordo com cada caso. 

Após as sessões de escleroterapia pode-se ter vida normal, podendo voltar ao trabalho na mesma hora e as orientações de pós-escleroterapia variam de acordo com a técnica utilizada e calibre de veia tratada.

Tipos de Escleroterapia

A escleroterapia pode ser classificada em alguns tipos de acordo com o material que é usado para promover a eliminação das varizes. Assim, os principais tipos de escleroterapia são:

Escleroterapia com glicose:

Também conhecida como escleroterapia por injeção, é especialmente usada para tratar vasinhos e pequenas varizes. É feita com a injeção de glicose diretamente na veia, o que causa irritação e inflamação do vaso, resultando em cicatrizes que acabam por fechá-lo.

Escleroterapia laser:

É uma técnica mais usada para eliminar vasinhos do rosto, tronco e pernas. Neste tipo, o médico utiliza um pequeno laser para aumentar a temperatura do vaso e causar sua destruição. Por utilizar laser, é um procedimento mais caro

Escleroterapia com espuma:

Este tipo é mais usado em varizes grossas. Para isso, o médico injeta uma pequena quantidade de espuma de dióxido de carbono que irrita a variz, fazendo com que desenvolva cicatrizes e fique mais disfarçada na pele.

Obs.: O tipo de escleroterapia deve ser discutido com o médico, pois é importante avaliar todas as características da pele e da própria variz, para escolher o tipo com melhor resultado para cada caso.

Como evitar que as varizes voltem

É importante após a escleroterapia tomar alguns cuidados para evitar que as varizes voltem a aparecer, como:

  • Evitar usar salto alto todos os dias, pois pode comprometer a circulação;
  • Evitar excesso de peso;
  • Realizar atividades físicas com acompanhamento profissional, pois a depender do exercício pode haver maior tensão nos vasos;
  • Usar meias de compressão elástica, principalmente após a escleroterapia com glicose;
  • Sentar ou deitar com as pernas para cima;
  • Evitar ficar sentada o dia todo;
  • Parar de fumar;
  • Buscar orientação médica antes de usar pílula anticoncepcional.

Outros cuidados que devem ser tidos após a escleroterapia são o uso de hidratantes, de filtro solar, evitar depilação e exposição da região tratada ao sol para que não haja o aparecimento de manchas.