Mesoterapia Corporal

O que é mesoterapia corporal?

Com origem na França, a mesoterapia, também conhecida como intradermoterapia, é uma técnica que usa a aplicação de enzimas e/ou outras substâncias com o objetivo principal de queima da gordura localizada.

A escolha das substâncias depende dos objetivos e dos resultados que o paciente deseja alcançar. Elas podem ser a perda de peso, diminuição de gordura localizada, redução de flacidez ou até mesmo a eliminação de celulite e de estrias.

A técnica está em alta nas clínicas de dermatologia pois apresenta resultados efetivos e o tratamento é minimamente invasivo.

Como funciona a mesoterapia corporal?

Esse procedimento dermatológico usa a técnica de aplicação de diversas injeções com agulhas muito finas na mesoderme, que é a camada com tecido gorduroso encontrada embaixo da pele.

As substâncias injetadas promovem um processo de lipólise, que consiste na destruição e eliminação da gordura.

Para que serve a mesoterapia?

As principais indicações da mesoterapia corporal são:

Celulite

Nesse caso são usados remédios, como Hialuronidase e Colagenase, que ajudam a destruir as bandas de tecido fibrótico na pele e entre as células de gordura, melhorando o aspeto da pele.

Geralmente são necessárias 3 a 6 sessões de mesoterapia com intervalos de cerca de 1 mês, para tratar casos de celulite moderada.

Estrias

Quem não se sente incomodado com aqueles tracinhos indesejáveis na pele? As estrias se formam no corpo devido à ausência de colágeno na região em que se encontra.

Elas podem ocorrer por diversos motivos, como efeito sanfona, crescimento acelerado e fatores genéticos.

A mesoterapia atua sobre as estrias de aspecto avermelhado, que são de formação recente, e também contra aquelas mais brancas, que já existem há um tempo.

Gordura localizada

A mesoterapia também é indicada para reduzir as medidas da cintura e do quadril para melhorar o contorno corporal. Nestes casos, é feita com a injeção de medicamentos como Fosfatidilcolina ou Desoxicolato sódico que tornam as membranas de gordura mais permeáveis, facilitando sua mobilização e eliminação.

Normalmente é necessário fazer 5 a 10 sessões com intervalos de 2 a 4 semanas.

Quantas sessões são necessárias para ter resultados?

Como vimos acima, depende muito dos objetivos, mas para conquistar um resultado aceitável, é orientado que sejam realizadas de 5 a 10 sessões, cada uma com duração de 30 minutos e espaçamento entre elas de uma semana.

Cuidados após a cada sessão.

Indica-se usar compressas geladas no local da aplicação, para reduzir a dor e o desconforto, além de diminuir a formação de hematoma. Caso eles se formem, é muito importante ter uma proteção solar adequada, para evitar manchas. É importante também evitar outras técnicas estéticas que manipulem a região onde foi feita a mesoterapia.

No tratamento para gordura localizada, é proibido praticar atividade física nas primeiras 48 horas. Após esse período é indicado utilizar uma malha compressiva e fazer uma drenagem intensa no local (vibrocell), para desmanchar nódulos que possam vir a se formar.

Quando o tratamento não é indicado?

Apesar da mesoterapia ser um procedimento seguro e os efeitos colaterais serem raros, esse procedimento não é indicado em algumas situações, como:

Índice de massa corporal superior a 30 kg/m2;

Idade inferior a 18 anos;

Gravidez;

Tratamento com remédios anticoagulantes ou para problemas do coração;

Doenças do fígado ou rins;

Doenças que afetam o sistema imune como AIDS ou lúpus.

Além disso, a técnica também não deve ser utilizada quando é necessário utilizar remédios para os quais se tem hipersensibilidade.

Por isso, é muito importante que antes de realizar o procedimento, seja feita uma avaliação geral da saúde da pessoa com um dermatologista.

Se você gostou deste conteúdo e quer saber mais, agende uma consulta com a especialista da Clínica Acor. Clique abaixo e faça um agendamento.

Aproveite e conheça também um pouco mais sobre a especialidade de Dermatologia, clique AQUI!