A verdade é que ninguém gosta daquelas gordurinhas que custam a desaparecer mesmo com exercícios e dieta, não é mesmo? Muitas vezes, elas podem acabar prejudicando a autoestima de muitas pessoas, justamente pela dificuldade em lidar com essa situação apesar dos esforços. Felizmente, existem diversas alternativas para se livrar dessas gordurinhas quando nada mais parece funcionar, e uma delas é a mesoterapia.
Mas afinal, o que é mesoterapia?
A mesoterapia é um procedimento estético que consiste na aplicação de substâncias como vitaminas, enzimas e medicamentos nas camadas de gordura abaixo da pele.
Essa terapia, também chamada de intradermoterapia, é realizada de maneira minimamente invasiva, através de injeções com agulhas que podem variar de 3 a 8 milímetros de profundidade, nas regiões em que o cliente deseja eliminar as gordurinhas. Tais áreas são previamente preparadas com a administração de anestesia local e, portanto, tornam esse procedimento indolor.
O principal objetivo da mesoterapia é combater a celulite e a gordura localizada, mas esse procedimento também pode ser usado para tratar quedas de cabelo e retardar os sinais do envelhecimento.
O resultado, é claro, não é imediato, mas pode ser notado após algumas sessões, dependendo do objetivo a ser atingido. É importante frisar, ainda, que a quantidade de sessões e o intervalo entre elas varia de acordo com o resultado desejado e com o organismo de cada paciente, devendo ser determinada por um dermatologista ou esteticista capacitado.
Quais os benefícios da mesoterapia?
Como mencionado anteriormente, a mesoterapia tem diversas funções estéticas, contribuindo para a melhora da autoestima do paciente:
Age na gordura localizada e auxilia na perda de peso
Quando aplicada com o objetivo de eliminar gordurinhas, o conjunto de substâncias aplicados através da mesoterapia age fragmentando as células de gordura e tornando seu conteúdo mais fluido, facilitando o processo natural de eliminação dessa substância pelo organismo.
Com isso, é claro que o efeito colateral é auxílio da perda de peso e na diminuição de medidas. Nesse sentido, a mesoterapia funciona não só como um tratamento estético, mas também como um aliado na manutenção da saúde.
Combate o surgimento de celulite e estrias
Outro efeito colateral da mesoterapia como método de eliminação da gordura localizada é o combate ao surgimento de celulite e estrias. Esses “sinais” são causados pelo acúmulo de gordura, que acaba fazendo com que a pele se estique e se torne mais flácida – ou seja, quando ajudamos o organismo a se livrar das gordurinhas, evitamos que esse processo a longo prazo deixe marcas no corpo.
A mesoterapia também pode ajudar a suavizar e até mesmo eliminar celulite e estrias já existentes, através da aplicação de enzimas e vitaminas que fortalecem e rejuvenescem a pele.
Retarda os sinais do envelhecimento facial
E, por falar em rejuvenescimento, é claro que essa terapia estética também é indicada para combater os sinais do envelhecimento. Rugas e linhas de expressão podem ser facilmente tratados através da aplicação de vitaminas e nutrientes capazes de recuperar os tecidos da face e fazer uma manutenção da firmeza estética da face.
Controla problemas de queda de cabelo
Má alimentação, estresse, variações hormonais… Existem diversas causas para a queda aparentemente injustificável dos fios de cabelo. Felizmente, a mesoterapia também consegue corrigir as “falhas” do couro cabeludo, auxiliando na resolução do problema.
Para pacientes com calvície crônica, a mesoterapia também é capaz de retardar a perda de cabelos.
Como funciona a mesoterapia na barriga?
A mesoterapia aplicada à eliminação de gordura localizada costuma ser utilizada especialmente em regiões como o pescoço (a famosa “papada”), as dobras dos braços e em torno dos joelhos.
Apesar disso, quando falamos sobre a dificuldade da perda de peso e da diminuição de medidas, geralmente estamos nos referindo às gordurinhas na região da barriga, conhecida popularmente como “pochete”.
Apesar de não ser milagrosa, essa terapia estética pode sim auxiliar a “secar a barriga” – é preciso frisar, no entanto, que a mesoterapia age em camadas finas de gordura e, portanto, precisa ser aliada a um estilo de vida saudável, com uma alimentação balanceada, hidratação e exercícios físicos.
Dentro desse cenário, a mesoterapia pode começar a mostrar resultados visíveis a partir da terceira aplicação, embora haja uma média de 5 a 10 sessões por tratamento completo.
Antes de realizar esse tipo de procedimento, é muito importante fazer uma avaliação geral da saúde com um dermatologista.
Se você gostou deste conteúdo e quer saber mais, você pode agendar uma consulta com a especialista da Clínica Acor.
Clique abaixo e faça seu agendamento.
Aproveite e conheça também um pouco mais sobre a especialidade de Dermatologia. Clique aqui!