Março Lilás: Prevenção ao câncer cervical

Março Lilás: Prevenção ao câncer cervical

O mês de março é um período que se dá uma atenção especial à saúde das mulheres, a campanha Março Lilás – Prevenção ao Câncer Cervical tem como objetivo a prevenção e o combate ao câncer de colo uterino. O câncer de colo de útero ou câncer cervical é uma lesão invasiva intrauterina, em outras palavras, um tumor que se desenvolve a partir de alterações no colo do útero localizado no fundo da vagina.

Março Lilás - Prevenção ao Câncer Cervical

A doença é principalmente causada pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano – HPV, esta infecção genital é muito frequente e na maioria das vezes não causa doença, mas pode ocorrer alterações celulares que podem evoluir para o câncer. Assim, as lesões precursoras que são chamadas essas alterações no colo uterino ou o câncer inicial normalmente não apresentam sinais ou sintomas e são curáveis inicialmente tratadas, porém por ser uma doença que costuma progredir de forma lenta, não a reconhecendo imediatamente pode surgir consequências mais graves. 

O que as pesquisas mostram?

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INC) é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina (atrás do câncer de mama e do colorretal), e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. Segundo uma pesquisa de 2019 realizada pelo INC, na região Norte, o câncer do colo do útero é o mais comum (26,24/100 mil), nas regiões Nordeste (16,10/100 mil) e Centro-Oeste (12,35/100 mil) é o segundo mais frequente, enquanto na região Sul (12,60/100 mil) está em quarto e está colocado em quinto na região Sudeste (8,61/100 mil). 

O câncer cervical é raro em mulheres até 30 anos e mais comum entre a faixa etária de 45 a 50 anos, de acordo o INC, a mortalidade aumenta gradualmente a partir da quarta década da vida devido a isso é extremamente recomendável por médicos e especialistas da área que se realize o exame preventivo do câncer de colo do útero.

Este exame é popularmente conhecido como papanicolau, que é uma homenagem ao patologista Georges Papanicolaou que criou o método, mas também leva o nome de esfregaço cervicovaginal e colpocitologia oncótica cervical, é um teste que detecta alterações nas células do útero e o principal meio de identificar a doença precocemente, antes que a mulher tenha sintomas. Nesta campanha do Março Lilás, visa conscientizar a população sobre o câncer de colo do útero e incentivar a realização frequente do exame preventivo.

Confira nossas especialidades para saúde da mulher!

Mais Artigos de saúde

Últimos Artigos

Quando procurar um Clínico Geral?

Quando procurar um Clínico Geral?

Quando procurar um Clínico Geral? Como a busca pelo profissional traz benefícios e previne problemas graves? O Clínico Geral costuma ser o primeiro profissional a acompanhar de perto um paciente. Trata-se de médico com domínio sobre o corpo humano como um todo,...

ler mais
Conheça o exame Holter

Conheça o exame Holter

Um pouco sobre o exame com Holter 24 horas. Manter a saúde em dia e realizar o acompanhamento periódico através de consultas regulares no médico cardiologista e exames de check-up permite o diagnóstico precoce de doenças e a identificação de fatores de risco. Por isso...

ler mais
O exame MAPA pode prevenir AVC e infarto

O exame MAPA pode prevenir AVC e infarto

MAPA - Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial Você que acompanha a Clínica Acor já deve saber que a hipertensão é uma doença silenciosa e a maioria das pessoas passa anos com níveis elevados de pressão sem saber. Por isso, hoje vamos falar de um exame muito...

ler mais