Na matéria de hoje, vamos te falar sobre o Novembro Azul: Mês de Conscientização a Prevenção do Câncer de Próstata.
Segundo o Ministério da Saúde, foram 15.576 óbitos em 2018 e de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), foi o tipo de câncer com a maior frequência de novos casos.
A doença é por conta de uma formação de um tumor maligno no órgão, uma glândula do tamanho de uma noz localizada na região inferior do abdômen masculino que produz e armazena parte do fluido seminal.
Câncer de Próstata
A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada, assim, pode haver sintomas como dificuldades de urinar e hematúria que quando ocorre presença de sangue na urina, porém pode não haver sintoma algum.
Normalmente esses sintomas acontecem em estágios mais avançados, como pode ocorrer também dor óssea especialmente na região das costas, um sinal para se atentar, pois significa que a doença evoluiu para um grau maior de gravidade.
Entretanto, a maioria dos cânceres de próstata cresce lentamente, outros fatores de risco são o histórico familiar, alterações genéticas e produtos químicos como a exposição a produtos como arsênio, fuligem e gases de escapamento de carro.
O câncer de próstata atinge um a cada 41 homens, a maioria concentra-se em idosos acima dos 65 anos e o risco aumenta conforme a idade, principalmente após os 50 anos, segundo o Inca é a causa da morte de 28,6% da população masculina.
Contudo, apesar da seriedade, existe um preconceito que envolve o exame, muitos homens têm receio de realizá-lo e, são diagnosticados quando o problema já está em estado avançado, sendo a prevenção do Câncer de Próstata, algo muito sério. Se identificado em fase inicial há altos índices de cura.
Como acontece
A doença é por conta de uma formação de um tumor maligno no órgão, uma glândula do tamanho de uma noz localizada na região inferior do abdômen masculino que produz e armazena parte do fluido seminal.
A próstata envolve a porção inicial da uretra, assim, pode haver sintomas como dificuldades de urinar e hematúria que quando ocorre presença de sangue na urina, porém pode não haver sintoma algum.
Causas e Sintomas
Inicialmente pode ser assintomática, mas em estágios avançados pode causar dificuldade para urinar, presença de sangue na urina ou dor na pelve, costas ou ao urinar. Os sinais clínicos são muito semelhantes aos da hiperplasia benigna da próstata. Outros sintomas tardios podem incluir sensação de cansaço devido aos baixos níveis de células vermelhas no sangue e disfunção erétil.
A princípio, normalmente esses sintomas acontecem em estágios avançados, sendo eles:
- dor óssea (especialmente na região das costas);
- dificuldade de urinar;
- demora em começar e terminar de urinar;
- sangue na urina;
- diminuição do jato de urina;
- necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.
Entretanto, a maioria dos cânceres de próstata cresce devagar e, tem como outros fatores de risco asa seguintes coisas:
- histórico familiar;
- alterações genéticas;
- produtos químicos, como a exposição a produtos como arsênio, fuligem e gases de escapamento de carro.
Tratamento
A princípio, existem diversos tipos de tratamentos e maneiras de identificar o câncer de próstata e, na maioria das vezes, ele é identificado por rastreamento com o antígeno prostático específico (PSA) no sangue ou durante o exame de toque retal.
Além disso, os tratamentos são normalmente decididos por urologistas e oncologistas, e eles podem decidir entre:
- cirurgia oncológica;
- radioterapia;
- observação vigilante;
- cirurgia robótica da próstata;
- quimioterapia;
- terapia hormonal;
- ressecção transuretral da próstata;
- braquiterapia;
- prostatectomia aberta;
- laparoscopia.
Novembro Azul
Deste modo, a necessidade da campanha “Novembro Azul” tem como objetivo sensibilizar e conscientizar a população masculina sobre os cuidados com a saúde, como também alertar a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, assim, incentivar aos homens a ter o hábito de realizar exames frequentes.
Em suma, a campanha de Prevenção ao câncer de próstata: o Novembro Azul, surgiu inicialmente na Austrália em 2003, chegando no Brasil apenas em 2008, com o objetivo de estimular a prevenção ao câncer de próstata e conscientização sobre o mesmo.
Lembre-se: A prevenção é sempre o melhor remédio e quanto antes o diagnóstico, maiores são as chances de cura.
Por fim, a Clínica Acor é uma ótima opção para realizar uma consulta com o urologista em São Paulo ou mesmo um Check-Up urológico e conta com um sistema super facilitado para agendamento de consultas só precisa clicar abaixo.
A saúde do homem também é importante!
Leia também: Câncer de Pele: o que você precisa saber e como se prevenir.