O colesterol alto pode causar sérios problemas de saúde como infarto cardíaco e o acidente vascular cerebral (AVC), é um composto que circula no sangue pode depositar nas artérias formando placas que podem obstruir a circulação. Por isso, viemos aqui te explicar tudo sobre o colesterol alto, seus riscos, tratamento e tudo mais. Fique aqui conosco e saiba os riscos do Colesterol alto.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, as doenças cardiovasculares tiram a vida de 17,7 milhões de pessoas todos os anos, o que equivale a 31% de todas as mortes no mundo.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), 4 em cada 10 brasileiros têm colesterol alto e a maioria da população nem sabe quanto é a sua própria taxa de colesterol.
O que é o colesterol?
É preciso entender que o colesterol é semelhante às gorduras que normalmente circulam pelo sangue, mas é produzido basicamente pelo fígado a partir das gorduras metabolizadas por ele. As placas surgem com alta concentração de colesterol no sangue, pois se acumula mais nas paredes das artérias, o que causa essas placas que são chamadas de ateromas e quando de fato obstruem o fluxo sanguíneo, o quadro é conhecido como aterosclerose.
Considera-se que a taxa de colesterol normalmente deve ser menor que 190 mg/dL em homens e mulheres. Como essa substância é formada por diferentes frações, há outros fatores que também influenciam essa condição. Mas, no geral, diz-se que o colesterol está alto quando ele ultrapassa esse valor.
Como prevenir?
Saiba os riscos do Colesterol alto e como se prevenir. Para se prevenir o aumento dessa taxa, a melhor forma é ter um estilo de vida saudável, praticar exercícios, evitar o tabagismo e o consumo de álcool, ter uma dieta saudável, ou seja, evitar alimentos gordurosos que é a principal causa do descontrole das taxas de colesterol. Entretanto, o colesterol alto pode acontecer até em pessoas com uma vida saudável, pois ele pode ser hereditário, nesse caso, é recomendável buscar acompanhamento médico.
Leia também: “Por que priorizar os cuidados com a saúde é tão importante?”
Também chamado de hipercolesterolemia, é uma doença silenciosa, assim, não apresenta sintomas específicos, por isso é fundamental a submissão de exames periódicos para dosar os níveis de colesterol.
Outro fator importante é que as taxas ideais podem sofrer pequenas variações dependendo do metabolismo do indivíduo, apesar de existir uma média, as questões ligadas às peculiaridades da fisiologia humana podem alterar essa taxa.
Exames para controle
É importante a realização dos exames para o controle do níveis, se aumentar, pode causar doenças graves, principalmente cardiovasculares devido ao entupimento dos vasos sanguíneos. Como já citado a aterosclerose e o AVC, mas também podem provocar as seguintes doenças:
- Doença arterial coronariana: fechamento das artérias que levam sangue ao coração.
- Infarto: ausência de sangue nos vasos sanguíneos devido a obstrução causada pelo acúmulo de gordura
- Insuficiência cardíaca: surge quando o suprimento de sangue para o coração é prejudicado;
- Pressão Alta: as placas de gordura reduzem o calibre dos vasos e faz aumentar a pressão nas artérias;
- Entre outras.
Considerações finais
Agora que você conheceu um pouco mais sobre o colesterol, que tal verificar como está o seu?
A visita ao cardiologista uma vez ao ano é recomendado para o controle e prevenção das doenças do coração.
Agende hoje mesmo uma consulta com o especialista na Clínica Acor, que fica na há 2 minutos do Metrô República
Em suma, são esses apenas alguns dos muitos benefícios de cuidar da saúde. E você, vai esperar até quando para começar a se preocupar consigo mesmo?
Agende já sua consulta conosco! É só clicar no botão abaixo, super fácil!
Leia também: “Conheça o segredo por trás do atendimento da Clínica Acor“