Todo ano temos a campanha azul realizada no mês de novembro que visa abrir espaço para tratar de um assunto muito importante que é o Câncer de Próstata sendo algo bem importante na saúde masculina.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, o INCA, tem uma previsão que ainda até o final do ano de 2022, a doença atinja cerca de 65 mil casos, entrando no segundo maior índice de casos de câncer em homens, ficando apenas atrás do câncer de pele não melanoma.
Se esses dados sobre os casos não forem o suficiente para que se explique a importante de falar sobre este assunto, os dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade do Ministério de Saúde, entre os anos de 2019 e 2021 foi registrado mais de 47 mil óbitos devido ao Câncer de Próstata, e no ano passado tivemos uma média de 44 mortes diárias que totalizaram pouco mais de 16 mil mortes no ano.
A próstata é uma glândula que pertence ao sistema reprodutor masculino, ela faz a produção e armazenamento de parte do fluido do sêmen. Para que ocorra o câncer, acontece um crescimento elevado nas células presente nesta área do corpo masculino, formando assim o tumor que pode ser benigno ou maligno.
Conversar sobre essa doença e sua prevenção tem uma grande importância pois, em grande parte dos casos, a um desenvolvimento de maneira lenta chegando a levar até 15 anos para atingir 1cm³ e, acaba que por esse motivo passa a vida toda sem ter sinais do Câncer.
Mas nem todos são assim, existem pessoas que tem o desenvolvimento mais rápido o que faz o diagnostico ser precoce, acarretando assim em uma taxa de 90% de cura nos casos.
Existem alguns sintomas possíveis de ter quando não diagnosticada na fase inicial, como dificuldade na hora de urinar, ter a sensação de que ainda não está de bexiga vazia e a presença de sangue na urina. Um possível começo de dor nas costas, pode indicar que a doença evoluiu para uma gravidade ainda maior.
Fatores de Risco
- Idade mais avançada (em homens que tem acima de 50 anos, o Câncer de Próstata é o tumor mais comum);
- Histórico de doença na família;
- Fatores hormonais;
- Alimentação ruim (poucas verduras, legumes e frutas e excesso de gordura).
Diagnóstico
Ter essa fala sobre o Câncer de Próstata é poder também quebrar um tabu entre muitos homens, devido ao seu diagnóstico ser feito apenas de 2 maneiras:
- Exame físico (toque retal);
- Laboratorial (dosagem do PSA).
O aumento da Próstata e o PSA elevado, junto de uma biópsia e alguns outros exames, caso necessidade, constatam o diagnóstico da doença. A maneira mais confiável e fácil de se obter um diagnostico é com o exame de toque retal, porém devido a localização da próstata ser dentro do ânus, existe muito receio e um grande desconforto por parte dos homens em realizar o exame torna o sujeito com o câncer mais difícil de ter o diagnostico, levando a ser tardio.
Tratamento
A realização do tratamento é feita de acordo com o tamanho, classificação do tumor e a idade do paciente. Mas no geral existe algumas opções que são:
- Remoção de maneira cirúrgica;
- Radioterapia;
- Hormonoterapia;
- Medicação.
No mês de novembro é o momento que a atenção é voltada para este assunto, mas é de extrema importância conversar e alertar os homens ao ser redor, principalmente aqueles com idade acima dos 50 anos sobre esta necessidade de iniciar exames preventivos pelo menos uma vez ao ano e sempre com um urologista profissional.
Este profissional é o responsável por todo o cuidado do trato urinário (bexiga, rins, ureteres e uretra) além também de cuidar dos órgãos do aparelho reprodutor masculino (uretra, pênis, próstata, canais deferentes, testículos e bolsa escrotal) e necessário procurar um a partir dos 50 anos (mas caso tenha histórico familiar, pode começar aos 45 anos) ou então caso venha a sentir algum sintoma. Se você homem, caso esteja lendo isso e já possui acima de 45 anos, é de muita importância você pensar em uma consulta preventiva com um médico urologista.
Percebeu a necessidade de passar por um urologista, clique abaixo e agende uma consulta conosco.