fbpx

Uma clinica médica onde você cuida da sua autoestima!!!

6 razões para o formigamento nas mãos e pés

Por acaso já sentiu uma sensação de formigamento nas mãos e nos pés? Se você já se perguntou o que isso pode significar, saiba que essa sensação estranha pode ocorrer quando há algum impedimento na circulação do sangue ou quando os nervos são pressionados por diversas razões. Por isso, nessa matéria, nós te explicaremos as 6 razões para o formigamento nas mãos e pés.

Se o formigamento ocorre de vez em quando, não há motivo para preocupação. No entanto, se essa sensação é recorrente e vem sempre acompanhada de outros sintomas, pode ser um sinal de que algo não está bem no seu organismo e que sua saúde pode estar comprometida.

É importante saber quais são as principais causas do formigamento. Por isso, te apresentaremos as 6 causas mais comuns. Assim, você poderá identificar os sintomas e procurar o tratamento adequado. Continue lendo e confira!

Deficiência de vitaminas e nutrientes

A falta de certas vitaminas, principalmente do complexo B e E, pode causar formigamentos nas mãos e nos pés, além de outros sintomas como cansaço, fadiga e irritabilidade. Além disso, o tratamento é simples e pode ser feito com uma alimentação balanceada e rica em nutrientes ou com a ingestão de polivitamínicos.

Síndrome do túnel do carpo

O formigamento nas mãos pode ser causado por várias razões, como pressão nos nervos, dificuldades de circulação sanguínea, inflamações ou abuso de bebidas alcoólicas.

No caso específico do nervo mediano da palma da mão, a compressão na região do punho pode causar dormência noturna nas mãos, sensação de inchaço nos dedos e dificuldade para segurar objetos pequenos.

Existem exercícios que podem ajudar a aliviar o incômodo, mas a única maneira de garantir a cura é por meio de cirurgia que diminui a pressão nesse nervo.

Alterações na circulação

Doenças circulatórias nas artérias e veias, normalmente causam alterações na circulação. Além disso, costumam atingir as pernas e os pés, provocando formigamento e intensas dores nessas regiões.

Epicondilite lateral

epicondilite lateral, também conhecida como cotovelo de tenista, é uma inflamação dos tendões que causa dor na região lateral do cotovelo, podendo irradiar para o braço ou o pulso.

Ela pode ocorrer com qualquer pessoa que realize movimentos repetitivos, como jogadores de tênis ou pessoas que trabalham com digitação, escrita ou desenho, por exemplo. A inflamação é causada pelo uso repetitivo das articulações, atingindo os músculos e tendões do cotovelo. O formigamento é ocasionado pela compressão do nervo ulnar, localizado nos braços.

Assim, a epicondilite lateral pode provocar dor intensa e perda de força nos membros superiores.

Pressão nos nervos

Os nervos dos braços são responsáveis por transmitir sinais do cérebro para os músculos, permitindo que realizemos movimentos voluntários com precisão.

Eles passam pela coluna vertebral e chegam até as mãos e os dedos. No entanto, ao longo do caminho, eles podem ser pressionados por tumores, infecções ou vasos sanguíneos dilatados devido a hérnias de disco, osteoartroses da coluna ou pelas estenoses do canal vertebral. Isso pode causar um formigamento intenso nas mãos.

AVC

A sensação de formigamento nos braços ou nas mãos pode ser um dos primeiros sintomas de um AVC. Outros sintomas comuns desse problema incluem a falta de força em um dos lados do corpo e dificuldades na fala e nos movimentos. Assim, se você apresentar esses sintomas, é importante procurar atendimento médico imediatamente.

Independentemente da causa e da intensidade do formigamento nas mãos e pés, é importante consultar um médico. Só ele poderá fazer o diagnóstico correto e iniciar o tratamento mais adequado para o seu problema, livrando o paciente desse incômodo de uma vez por todas.

Considerações finais

Em suma, essas foram as 6 razões para o formigamento nas mãos e pés que te apresentamos. E você, vai esperar até quando para começar a se preocupar consigo mesmo?

Agende já sua consulta conosco! É só clicar no botão abaixo, super fácil!

Por fim, pode ser que também goste da matéria abaixo. Confira!

Leia também: “5 hábitos para a prevenção de diabetes

Mais Artigos de saúde

Últimos Artigos