AVC: O que é Acidente Vascular Cerebral e quais os sintomas?

O Acidente Vascular Cerebral, ou AVC, é uma alteração no fluxo sanguíneo do cérebro gerado por um entupimento ou rompimento dos vasos sanguíneos, ocasionando a morte de células nervosas na região cerebral.

Existem dois tipos de acidente vascular cerebral, sendo eles:

AVC Hemorrágico

O AVC Hemorrágico é causado pelo rompimento de uma veia ou artéria, fazendo com que haja um sangramento no local e a formação de um hematoma, isso pode aumentar a pressão intracraniana e causar um inchaço cerebral.

Esse tipo de acidente vascular cerebral é o mais grave, mas também é o menos comum, ocorrendo apenas em 20% dos casos. Dentre suas principais causas, estão:

• Hipertensão arterial;
  • Aneurisma cerebral;
  • Problemas na coagulação do sangue.
Mostrando como é um Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico
Imagem: Google

AVC Isquêmico

O segundo tipo de Acidente Vascular Cerebral é mais leve e ocorre com maior frequência em idosos, sendo ocasionado pelo entupimento de uma ou mais artérias ou veias, o entupimento interrompe o fluxo sanguíneo na região cerebral e interfere em funções neurológicas.

As causas principais do AVC Isquêmico são:

• Tromboses;
  • Embolias;
  • Colesterol alto;
  • Diabetes;
  • Hipertensão arterial;
  • Arteriosclerose;
  • Fumo de cigarro.
Mostrando como é um Acidente Vascular Cerebral Isquêmico
Imagem: Google

Dados sobre o AVC

Estima-se que 100 mil mortes sejam decorrentes do Acidente Vascular Cerebral por ano no Brasil, segundo o Ministério da Saúde. O número chama a atenção, mas existe a possibilidade de combater a doença adotando medidas de prevenção básicas.

Alguns fatores que levam ao Acidente Vascular Cerebral não podem ser alterados, como predisposição genética e idade, mas grande parte dos fatores de risco podem sim serem evitados ou tratados, a adoção de hábitos saudáveis ajuda muito no combate de fatores como a obesidade, sedentarismo, alcoolismo, tabagismo, hipertensão arterial, diabetes, colesterol alto e doenças cardíacas.

Sintomas

É importante estar atento a sintomas comuns do acidente vascular cerebral. Eles costumam aparecer rapidamente, podendo ser individualmente ou de maneira combinada, os mais comuns são:

• Perda de força nos membros de um ou de ambos os lados do corpo
  • Alteração da sensibilidade ou sensação de formigamento nos membros de um dos lados do corpo;
  • Perda súbita de visão em um ou nos dois olhos;
  • Dores de cabeças intensas e súbitas;
  • Dificuldade para falar;
  • Dificuldade de compreender o que outros estão falando;
  • Perda repentina do equilíbrio e vertigem;
  • Náuseas e vômito.

Ao identificar qualquer um dos sintomas citados, procure uma emergência o mais rápido possível, pois quanto antes for feito o atendimento, menor será o risco de sequelas.

O tratamento depende do grau de gravidade da lesão, mas no geral são:  trombólise, anticoagulação, uso de antiagregantes e até mesmo cirurgias.

Eventualmente pode ser necessária a realização de terapias com diferentes profissionais, como fisioterapeutas, fonoaudiólogos, entre outros, para a recuperação e reabilitação total do paciente e das áreas afetadas.

Para uma melhor prevenção é muito importante realizar um check-up geral uma vez por ano e a Clínica Acor oferecer alguns tipos de check-up sendo:

• Check-up Clínico Geral;
  • Check-up Cardiológico;
  • Check-up Ginecológico;
  • Check-up Endocrinológico;
  • Check-up Urológico.

Aproveite o momento e agende uma consulta com o Clínico Geral.

Leia também sobre o exame de Mapa e Holter, o que é, quando realizar esses exames e sua finalidade

Fique por dentro desse outro artigo: “Treinar de manhã é melhor para reduzir o risco de AVC e infarto”

Você também